Para o 50º SonarMix, temos uma sessão muito especial, assinada por dois DJs que combinam mais de 50 anos de experiência em fazer as pessoas, simplesmente, dançar. Separadamente, Yen Sung e Photonz têm dado um contributo vital para o desenvolvimento da música eletrónica e da cultura clubbing em Portugal. Esta sessão, gravada no Sónar Lisboa 2024, capta os dois em perfeita harmonia.
Yen Sung não foi apenas uma pioneira da música eletrónica, mas também uma das primeiras DJs a ajudar a cunhar o slogan popular da cena rave dos anos 90: “Underground house music from a paradise called Portugal”. Photonz tem ajudado a manter essa chama viva nos últimos anos, com a sua recém-renovada editora One Eyed Jacks e o seu envolvimento em vários projectos comunitários em Lisboa, desde estações de rádio a locais de festas. Juntos, criaram também recentemente uma editora dedicada à música house portuguesa, a Alphabet Street, na qual lançam também as suas próprias produções.
Para o Sónar Lisboa 2024, tinham preparado um conjunto de “música house bastante clássica... maioritariamente focada no house americano e sem muito fogo de artifício,” recorda Photonz com uma modéstia clássica. “Foi muito melhor do que esperávamos,” diz ele, enquanto recorda como o público foi brindado com uma seleção perfeitamente misturada de tribal house de Nova Iorque, acid, cortes clássicos de Chicago e até algumas faixas de trance de produtores portugueses contemporâneos.
Desta vez não há tracklist, apenas 64 minutos de calor na pista de dança com dois dos melhores DJs de Lisboa.