Sónar+D - o encontro internacional de arte, ciência e cultura digital - regressa ao Sónar Lisboa em 2023. De sexta-feira, 31 de março, a domingo, 2 de abril, a Estufa Fria, no Parque Eduardo VII, receberá uma exposição imersiva da autoria do estúdio criativo lisboeta Entangled Others. “Sediment Nodes” coloca ecrãs ao longo de toda a estufa e convida os espectadores a olharem de uma forma mais aprofundada para a natureza interligada das formas de vida humanas e não humanas. Para o Sónar+D Lisboa 2023, foi encomendada à artista local Clothilde, autora de música experimental, uma banda sonora criada especialmente para a instalação.
Na sexta-feira e sábado à noite, o mesmo local receberá também dois espetáculos AV ao vivo. O espetáculo de sexta-feira, o META AV de CLON + Ana Quiroga, é uma simulação de videojogo em tempo real com uma banda sonora ao vivo, inspirada na estética cyberpunk e nas narrativas de ficção científica feminista. No sábado, a artista de R&B afrofuturista GLOR1A utiliza a realidade aumentada e a tecnologia digital para a sua performance participativa "I Choose Not To Die", criada em colaboração com a artista canadiana Frances Adair.
Plaça de Barcelona, uma instalação interativa organizada pela Câmara Municipal de Barcelona, vai estar no sopé do Parque Eduardo VII, ao largo do Marquês de Pombal, durante todo o fim de semana. A partir de sexta-feira, 31 de março, ao meio-dia, receberá três dias de atividades, conferências e mesas redondas focadas nas ligações entre as duas cidades e os seus setores tecnológicos emergentes.
Tanto a exposição como os espetáculos serão de acesso gratuito para portadores de bilhetes Sónar Lisboa 2023 durante todo o fim de semana. Aqueles que não possuírem bilhete poderão pagar o valor de admissão usual da Estufa Fria para visitar a exposição e experienciar os espetáculos (sujeito à capacidade).
Programa Sónar+D Lisboa 2023
Estufa Fria, Parque Eduardo VII
Sexta-feira 31 de março
18h - 21h* | Exposição | Entangled Others & Clothilde apresentam “Sediment Nodes”
19h30 | Espetáculo | META AV por CLON + Ana Quiroga
Sábado 1 de Abril
10h - 21h* | Exposição | Entangled Others & Clothilde apresentam “Sediment Nodes”
19h30 | Espetáculo | GLOR1A apresenta “I Choose Not To Die” com participação de Frances Adair
Domingo 2 de Abril
10h - 21h* | Exposição | Entangled Others & Clothilde apresentam “Sediment Nodes”
*Última entrada às 20h30
Parque Eduardo VII, ao largo do Marquês de Pombal
Plaça de Barcelona organizada pela Câmara Municipal de Barcelona
Sexta-feira 31 de março
12h - Abertura oficial, com a presença de representantes da Câmara Municipal de Barcelona e da Câmara Municipal de Lisboa.
12h15 - Mesa redonda sobre talentos digitais com representantes da Barcelona Activa, Startup Lisboa e Tech Barcelona. Fèlix Ortega (General Director at Barcelona Activa), Margarida Figueiredo (Director of Economy and Innovation at Lisbon City Hall), Gil Azevedo (Ceo at Startup Lisboa), Mar Galtés (Corporate Development Director at Tech Barcelona)
17h - Revolução Gastronómica com representantes da Barcelona Turisme.
Sábado 1 de Abril
12h - Video Gaming Pill: Uma conversa entre Frédo Sanz (COO at Univrse) e Joana Franco (CEO & Art Director at Stories Studio).
13h - Desafio Creative City Challenge: anúncio do vencedor do desafio de criatividade entre as universidades de Barcelona e Lisboa.
16h - A Interligação das Indústrias Criativas: Uma mesa redonda com representantes dos setores criativos de ambas as cidades. Jose Luis de Vicente (Director at Design Museum Barcelona), Pep Salazar (CEO at OFFF Festival and Director at Digital Impact), André Luis (Founder and CEO at Trojan Horse was a Unicorn)
Domingo 2 de Abril
12h - Green Deal - Olhar para o exemplo de Barcelona em termos de crescimento económico sustentável.