Talks

Sónar+D: Tupac Martir & André Luís

  • sábado 09 14:40 - 15:40

    Sónar by Day - Factory Auditorium

Art and life in the metaverse… and beyond.

É difícil imaginar o que é realmente o 'metaverso', sem ter a oportunidade de o experimentar verdadeiramente. Enquanto esperamos por roupas e outras tecnologias ligadas à VR que nos permitam experimentar uma realidade verdadeiramente digital, os artistas digitais Tupac Martir e André Luís irão falar-nos sobre as possibilidades oferecidas pela vida - especialmente pela vida criativa - dentro do metaverso.
 
Esta não é uma conversa típica sobre o metaverso, com fantasias de futuros cibernéticos. Este é um local para debater as tecnologias atuais que estão envolvidas no processo de construção do novo mundo do metaverso, com tudo o que irá acontecer online, no presente e num futuro próximo. Pode dizer-se que está firmemente assente na “realidade”.
 
Tupac Martir é artista e fundador do Satore Studio. Através da arte visual, vídeo, design de som, coreografia, design de figurinos e música, incorpora a tecnologia e a ciência na sua abordagem criativa. Já trabalhou com música (Elton John, Beyoncé, Coachella), moda (Alexander McQueen, Alexander Wang, Thomas Tait) e cinema (Danny Boyle). O seu trabalho foi exibido na Serpentine Gallery, e dirigiu e produziu o premiado espetáculo performativo "Cosmos Within Us". No Sónar+D Lisboa, Satore irá apresentar "Hàtia", um trabalho que foi inspirado na sua residência no Centro de Investigação Champalimaud.
 
André Lourenço Luís é o fundador do Trojan Horse was a Unicorn (THU), um dos principais ecossistemas mundiais de networking para artistas digitais e profissionais criativos. Este projeto nasceu de uma vontade de fazer as coisas de forma diferente, sendo útil à sociedade e tendo um impacto positivo na vida das pessoas. Baseia-se nas suas experiências no design, desenvolvimento web, marketing digital e computação gráfica. Atualmente, THU é uma organização com projetos em todo o mundo, apoiando a comunidade criativa e transformando a indústria do entretenimento digital através do seu trabalho.