Exhibition

Sónar+D: Tupac Martir

  • quinta-feira 07 17:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sexta-feira 08 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sábado 09 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • domingo 10 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

Hátia

Hátia nasce do exercício de imaginar como a coreografia de uma bailarina poderia ser explorada do avesso, através de tecnologia científica e criativa de ponta desenvolvida pelo conceituado estúdio criativo internacional Satore.

Juntando a dança à música e à tecnologia de última geração, esta instalação assume a forma de uma exposição quadripática de quatro projeções da mesma peça coreografada. A dança em si é uma mistura de estilos − incorporando o ballet, o vira português e tradições mexicanas − captada em filme, mas também através de tecnologia de captação volumétrica e de movimento. Enquanto a captação de movimento converte movimentos em animações geradas por computador, a captação volumétrica regista mudanças nos espaços ao redor da dançarina, invertendo o processo.

A música utilizada inspira-se em dois rios, o Tejo português e o Rio Grande, que separa o México dos Estados Unidos. Inspirada com grande liberalidade na canção mexicana e no fado português, a música é depois polvilhada pela melancolia que corre no sangue de ambos os países, nascida das histórias de amor, perda e migração.

A instalação será ativada por uma bailarina, que será iluminada por uma terceira projeção, baseada num eletroencefalograma feito ao seu cérebro e que representa os padrões das suas ondas cerebrais ao longo da coreografia. Tupac é residente no Champalimaud Research Center, tendo utilizado tecnologia médica para analisar o corpo e cérebro da bailarina, construindo uma imagem invertida de como uma dançarina imagina a sua própria coreografia.

 
Produção de Satore Studio
Bailarina - Rita Carpinteiro 
Música - Tupac Martir 
Técnico Principal - Filipe Barbosa 
Violino - Alexandra Finlaison 
Violoncelo - Klara Schumann 
Guitarra - Andrew Lancaster 
Sintetizador - Eric Martino 
Coro - CCC 
Produção Musical - Tupac Martir & Moullinex 
Mistura - Moullinex 
MRI & EEG - Fundação Champalimaud 
Técnico de ressonância magnética - Nuno Loução 
Técnico de EEG - Tiago Quendera 
Local de filmagem - Maat 
Assistentes Visuisl - Rebecca McKie Collis Assis e Alyssa Melo 
Assistente de dados - Rajan Chakravarty Jalem
Câmera - Francisco Crocco

Agradecimentos especiais à Fundação Champalimaud, Julia Salaroli, Patricia Correia, Joana Ruivo, Pedro Gouveia, Maat, Matilde Neves, Antonia Folguera, Joana Seguro, Marta Fonseca, Patricia Craveiro Lopes e Daniel Cuadra 
 
Apoio: Bridges of the Unknown