Talks

Sónar+D: Trevor Paglen and Kate Crawford

  • sexta-feira 08 13:00 - 13:45

    Sónar by Day - Factory Auditorium

Opening Keynote: Trevor Paglen and Kate Crawford

Esta “keynote” do Sónar+D Lisboa será apresentada por dois artistas com uma atitude investigativa, que utilizam a tecnologia e a arte para provocar ideias e desafiar as perceções atuais da sociedade.
 
Trevor Paglen é um artista multidisciplinar: os seus trabalhos passam pela fotografia, a escultura e, até mesmo, o jornalismo de investigação. Alguns dos seus projetos mais conhecidos incluem a escultura pública radioativa que criou para a zona de exclusão em Fukushima e “Orbital Reflector”, uma expressão artística na forma de satélite que orbitou em torno da Terra, em 2019. Levou as suas criações para o mundo e teve um contributo relevante no documentário “Citizenfour”, centrado em Edward Snowden e vencedor de um Óscar.
 
Kate Crawford é professora, investigadora e uma presença fundamental na discussão sobre as implicações sociais e políticas da inteligência artificial. O seu trabalho foca-se na compreensão de bases de dados de grande escala nos contextos da história, da política, do trabalho e do ambiente. É autora do livro " Atlas of AI: power, politics and the planetary cost of artificial intelligence".
 
Juntos, conduzem o projeto de investigação “Excavating AI, The Politics of Images in Machine Learning Training Sets”, um olhar sobre problemas atuais relacionado com IA, visão computacional e a política das novas tecnologias. Estes tópicos estarão no centro desta conferencia do Sónar+D Lisboa.