Uma cocriação espetacular dos artistas visuais que compõem a Hamill Industries, a premiada coreógrafa Kiani del Valle e uma equipa de especialistas de inteligência artificial da universidade UCP – Barcelona Tech.
Engendered Otherness – This Symbiotic AI Dance Ensemble reúne áudio generativo, visão computacional e dança num espetáculo audiovisual que leva os limites do corpo humano a novos territórios graças às potencialidades da inteligência artificial.
O trabalho representa um novo ponto alto para a Hamill Industries, o prestigiado estúdio de design virtual sediado em Barcelona e dirigido por Pablo Barquín e Anna Diaz. Inspirado na biologia e nas teorias da evolução das espécies, Hamill criará um coletivo de dança composto por seres artificiais que mudam, evoluem e reagem à coreografia de Kiani.
Estas criaturas aprendem os movimentos da dançarina graças a técnicas de visão computacional, à captura de movimentos e a algoritmos de inteligência artificial.
Os trabalhos de Hamill foram utilizados e elogiados por artistas como os Floating Points e por festivais como o Ars Electronica. Para este trabalho, colaboraram pela primeira vez com a coreógrafa porto-riquenha Kiani del Valle, fundadora da KDV Dance Ensemble, que trabalhou com Matthew Dear, Dirty Projectors, Kasper Bjørke, Unknown Mortal Orchestra e Clark, e com a equipa de especialistas em inteligência artificial da UCP: Javier Ruiz, Stefano Rosso e Martí de Castro.