Talks

Sónar+D: Tega Brain and Sam Lavigne

  • sexta-feira 08 16:00 - 16:45

    Sónar by Day - Factory Auditorium

Artist Talk: Tega Brain e Sam Lavigne

Tega Brain é uma artista e engenheira ambiental australiana cujo trabalho examina questões relacionadas com ecologia, sistemas de dados e infraestruturas. O seu trabalho joga com o mundo digital e a economia da informação: desenvolveu um sistema wireless que responde a fenómenos naturais e um modo para camuflar informações na aplicação FitBit. É coautora do livro "Code as Creative Medium".
 
Tega colabora frequentemente com Sam Lavigne, um artista e educador sediado em Nova Iorque, com especial interesse em dados e vigilância, unindo-os ao conhecimento em processamento de linguagem natural e automatização. Atualmente, leciona no Departamento de Design da UT Austin.
 
Este trabalho conjunto explora mudanças e comportamentos, desejos, linguagem e economia, sendo catalisados por sistemas computacionais e pela Internet. Simulam organizações internacionais, gerem um serviço de encontros baseado no cheiro de Nova Iorque, e partilham todo o arquivo de email da Enron com o público online. O projeto recebeu grande atenção dos meios de comunicação, pela sua natureza lúdica e estimulante.
 
No Sónar+D Lisboa, apresentam o trabalho "Synthetic Messenger" - uma botnet que inflaciona o valor económico da cobertura climática. Esta talk vai trazer uma visão interna das metodologias e inspirações por detrás dos seus projetos mais conhecidos, revelando como é que essas ideias ganharam vida.