Talks

Sónar+D: Stefanos Levidis, Renata Ávila, Gaëtan Robillard and Violeta Vasileva

  • sexta-feira 08 14:05 - 14:45

    Sónar by Day - Factory Auditorium

Arte e liberdade de expressão na era da desinformação

A liberdade de expressão nas artes pode, mesmo nos nossos dias, ter um preço: assédio, prisão e até morte. E isso pode acontecer até onde menos se espera. Em 2015, o rapper e ativista antifa Pavlos Fyssas foi assassinado por membros da organização neo-nazi e então partido parlamentar Aurora Dourada. Este acontecimento é o tema da peça da Forensic Architecture “The Murder of Pavlos Fyssas”, a exibir no Sónar+D Lisboa.
 
Ao mesmo tempo, 2022 integra a era da desinformação, em que as bolhas informativas são o terreno perfeito para que as fake news, meias-verdades e pura propaganda se propaguem como um vírus, infetando até as mentes mais analíticas.
 
Junte-se ao investigador e visual practitioner Stefanos Levidis, coordenador de projeto na Forensic Architecture, onde supervisiona o trabalho da agência na área de fronteiras e migração e onde é responsável pela investigação do caso de Pavlos Fyssas; a Renata Ávila, advogada internacional, autora e ativista, que é também CEO da Open Knowledge Foundation; e a Gaëtan Robillard, artista multimédia e professor, cujo trabalho transdisciplinar inclui o estudo de como a desinformação, à semelhança da inoculação em Biologia, pode reforçar a imunidade do público.
 
Esta talk será moderada por Violeta Vasileva, gestora de projetos internacionais da Artshare, uma agência sediada em Portugal, onde trabalha em projetos transversais que misturam conceitos artísticos com tecnologia de forma a gerar um impacto económico, social e empresarial.
 
Este painel é apresentado pela S+T+ARTS