Exhibition

Sónar+D: Semiconductor - Earthworks

  • quinta-feira 07 17:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sexta-feira 08 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sábado 09 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • domingo 10 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

Earthworks

Fabrica, Brighton, UK. 2020. Foto por: Fabrica/Tom Thistlethwaite

Earthworks é uma animação gerada por computador de cinco canais que cria uma experiência imersiva do fenómeno de formação de paisagens, recorrendo aos instrumentos científicos e tecnológicos utilizados no seu estudo. Massas de camadas coloridas são animadas pelas paisagens sonoras de atividades sísmicas, vulcânicas, glaciares e humanas, gravadas como ondas sísmicas que originam espetaculares formas de ondas flutuantes e marmorizadas.
 
Os Semiconductor − o duo artístico composto por Ruth Jarman e Joe Gerhardt – exploram a natureza material do nosso mundo bem como a forma como o vivenciamos, tudo isso através da lente da ciência e da tecnologia. O seu trabalho levou-os a integrar residências no CERN, na NASA, e no Smithsonian Museum. Em Earthworks, tomam como referência uma técnica científica chamada Modelagem Analógica, que recorre a camadas de partículas multicoloridas do mundo real sujeitas a pressão e movimento para simular forças tectónicas e sísmicas. À medida que as camadas se deformam, começam a reproduzir a geração e evolução das paisagens na natureza ao longo de milhares de anos, mostrando como estas se encontram em constante movimento. Os dados sísmicos são convertidos em áudio que se transforma na banda sonora do trabalho, que por sua vez controla a animação das camadas, esculpindo e reanimando a paisagem artificial do mesmo modo que as vibrações sísmicas animam a nossa paisagem.
 
Testemunhar Earthworks equivale a ver centenas de milhares de anos a desenrolarem-se perante os nossos olhos, tornando-nos testemunhas de acontecimentos que habitualmente decorrem em horizontes temporais geológicos. Tal como muitos dos trabalhos e instalações dos Semiconductor, esta obra leva os espectadores a questionarem-se acerca do seu lugar no Universo.
 
Earthworks é uma encomenda Sónar PLANTA 
Produzido por Advanced Music 
Dados sísmicos cortesia do Consórcio Iris (Incorporated Research Institutions for Sismology)
Agradecimentos: Fundação Sorigué Festival Sónar/Advanced Music, Nigel Bax,  Universidade de Barcelona: Dr. Albert Casas Ponsati, Raul Lovera Carrasco, Mahjoub Himi Benomar, Dr. Josep Anton Muñoz Oriol Ferrer; Cai Matthews, José Luis de Vicente, Salvador Rei Nagel


www.semiconductorfilms.com