"The View From Nowhere" de Semiconductor Films
A interseção da arte, ciência e tecnologia é, por esta altura, um cruzamento bem explorado, mas existem poucos artistas cujo trabalho neste campo seja tão bem conseguido como aquele produzido por Semiconductor Films.
Para Joe Gerhadt e Ruth Jarman, a ciência não é apenas um ponto de partida ou uma inspiração: as técnicas e métodos científicos são parte integrante do processo criativo, moldando a sua exploração artística dos fenómenos naturais.
Irão trazem para o Sónar+D Lisboa o projeto “Earthworks”, uma abordagem de dados sísmicos e da formação da Terra. É o resultado de residências nas maiores instituições científicas a nível mundial (CERN, NASA, o Smithsonian e outras) que os viram trabalhar em física de partículas, ciência climática e astrofísica e muitas outras áreas. A sua talk no Sónar+D baseia-se nestas experiências e em trabalhos anteriores, explorando a forma como juntaram o rigor e a precisão do método científico com as abordagens estéticas e criativas da arte do cinema e da instalação.