Exhibition

Sónar+D: Rudolfo Quintas

  • quinta-feira 07 17:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sexta-feira 08 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sábado 09 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • domingo 10 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

News Feed 2022

Data painting é uma prática artística que utiliza dados como base para a expressão criativa, sendo esse o ponto de partida para News Feed 2022, obra do artista multimédia português Rudolfo Quintas, a ser apresentada no Sónar+D Lisboa. Abordando a relação entre a atualidade informativa e a saúde mental, esta obra questiona a sustentabilidade das práticas jornalísticas à medida que entramos na era das ‘infodemias’.

Recorrendo a software personalizado desenvolvido por Quintas e Joan Sandoval desde 2019, News Feed 2022 lê os principais artigos noticiosos de todo o mundo em tempo real, e posteriormente “pinta” uma impressão num ecrã. É uma continuação do trabalho de Quintas, que utiliza tecnologias interativas, generativas e de inteligência artificial, em conjunto com elementos naturais simples, para pôr a nu algumas questões complexas e desenvolver novas perspetivas. Neste caso, uma inteligência artificial analisa o sentimento de cada artigo introduzido no modelo, utilizando-o para gerar uma representação sentimental do tom do artigo, consoante o quão positivo ou negativo este for. Uma forma de visualizar o poder invisível e manipulativo dos meios de comunicação na era digital.
 
Técnica: Pintura de Dados, Software Personalizado, Projeção de Som e Vídeo Dimensões: 3x3 metros

Conceito e Direção: Rudolfo Quintas; Programação Criativa: Joan Sandoval; Design de Som: Oma Nata; Maquetes Expositivas: Catarina Reis; Produção: Challenge Silence  / Estúdio Rudolfo Quintas; Documentação: Aya Koretzky. Rider Técnico: Hipnose; Parceiros: CIAC, Galeria Foco. Apoio:Ministério da Cultura de Portugal/ Direção-Geral das Artes