Exhibition

Sónar+D: Forensic Architecture

  • quinta-feira 07 17:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sexta-feira 08 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sábado 09 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • domingo 10 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

The Murder of Pavlos Fyssas

(2018, 04:21 minutos)
 
E se as técnicas arquitetónicas e a modelagem espacial pudessem ser usadas na luta pela justiça na era digital? O trabalho da agência Forensic Architecture faz precisamente isso, recorrendo a uma variedade de técnicas digitais e arquitetónicas para investigar violações dos direitos humanos cometidas pela polícia, por militares e por empresas em todo o mundo.

Num trabalho em parceria com organizações grassroots e com redes de ativistas, a Forensic Architecture consolidou-se como uma voz fidedigna e reconhecida no que diz respeito aos direitos humanos – o seu trabalho foi já utilizado como prova em tribunais nacionais e internacionais bem como em assembleias parlamentares e investigações. As suas exposições exibem os métodos e a tecnologia por detrás das suas surpreendentes e reveladoras dissecações de eventos (desde o bombardeamento deliberado da Rússia a hospitais na Síria aos disparos contra civis na Palestina por parte do Exército Israelita), mostrando como analisam eventos e constroem o caso.

No Sónar+D Lisboa, irão expor a sua investigação ao assassinato de Pavlos Fyssas, um rapper e ativista antifascista grego que foi assassinado por membros da Golden Dawn, a organização neo-Nazi e antigo partido político. A sua investigação teve amplas repercussões, demonstrando que o assassinato foi realizado de forma coordenada por um esquadrão de ataque da Golden Dawn, e que a polícia não interveio apesar de estar presente no local. Estas descobertas acabaram por contribuir para que a Golden Dawn fosse declarada uma organização criminosa e os seus líderes fossem condenados à prisão.
 
Forensic Architecture: 
Christina Varvia (Investigadora responsável), Stefanos Levidis (Coordenador de projeto), Simone Rowat, Stefan Laxness, Nicholas Masterton, Sofia Georgovassili, Sarah Nankivell, Fivos Avgerinos, Dorette Panagiotopoulou, Eyal Weizman, Robert Trafford 
 
Agradecimentos a Lawrence Abu Hamdan e Shakeeb Abu Hamdan
Este trabalho foi encomendado pela família de Pavlos Fyssas e co-produzido por BAK - based voor actuele kunst.
 
Com o apoio do programa S+T+ARTS da Comissão Europeia

  

Aviso: esta peça contém imagens sensíveis que podem não ser apropriadas para determinados públicos