Talks

Sónar+D: Filipa Bessa and Cláudia Martinho

  • sábado 09 13:35 - 14:20

    Sónar by Day - Factory Auditorium

Rivers and oceans: uma conversa com Filipa Bessa e Cláudia Martinho

Aproximadamente, 60% do corpo humano e mais de 71% da superfície da terra são compostos por água. É surpreendente pensar que, atualmente, continuamos a descobrir coisas sobre este elemento fundamental, sem o qual a vida na terra seria impossível.
 
Nesta sessão, falamos com duas mulheres que dedicaram os seus últimos anos a saber mais sobre o que se passa por baixo da superfície da água, através de métodos científicos e artísticos, com recurso à visão (e à audição) para desvendar aquilo que é encoberto pelas profundezas.
 
Filipa Bessa é investigadora e bióloga, e vencedora do “United Nations Ocean Seas Photo Challenge”, em 2018. Especialista em poluição marinha por plástico e nas consequências que as atividades humanas têm nos ecossistemas marinhos e costeiros. A sua exposição fotográfica mais notável é "Zooplastics", exibida no edifício Berlaymont da Comissão Europeia, em Bruxelas.
 
Cláudia Martinho é uma artista sonora, com um trajeto pelo mundo da arquitetura, que ouve os rios, os mares e outros ambientes naturais. Cria experiências imersivas que ajudam o público a estabelecer uma ligação profunda com estes ecossistemas frequentemente ameaçados, e com a vida selvagem que neles habita. No Sónar +D Lisboa, irá apresentar “Wetland”, um retrato sonoro da Reserva Natural do Estuário do Tejo.