Exhibition

Sónar+D: D-Fuse - Nine Earths

  • quinta-feira 07 17:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sexta-feira 08 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sábado 09 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • domingo 10 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

Nine Earths

2022 | 25min | video-instalação de três ecrãs com som estéreo
 
“Um mundo melhor não começa por mim mas por todos nós”, escreveu Rutger Bregman no livro Humanidade: Uma História de Esperança, onde examina como podemos potenciar a bondade inerente da humanidade de forma a melhorar o nosso mundo.
D-Fuse, um coletivo de inovadores audiovisuais, construiu Nine Earths (um documentário ambiental que analisa a relação entre os nossos hábitos coletivos e individuais e o futuro do nosso planeta) a partir desta afirmação simples mas profunda.
 
Evitando a imagética climática habitual e a utilização de dados científicos avassaladores, o coletivo D-Fuse recorreu à sua bagagem de pioneiros do VJing para tecer histórias e observações quotidianas de todo o mundo. Mike Faulken, o artista que fundou o coletivo em meados dos anos 90, explorou o poder da sua neurodivergência para abraçar formas alternativas de narrativa e de apresentação de resultados de investigação. Em conjunto com cientistas climáticos de referência e mais de uma centena de colaboradores internacionais, a D-Fuse adotou a perspetiva da justiça climática para conduzir o seu público numa viagem audiovisual centrada na aceleração do consumo global −a principal causa das alterações climáticas.
 
O resultado é uma obra cinematográfica coletiva poderosa que não apenas faz soar o alarme para as alterações climáticas como também demonstra quão interligadas as nossas sociedades e vidas se tornaram. É isto que faz de Nine Earths uma obra única – num tempo de miséria e desolação, o documentário imersivo da D-Fuse é tão alarmista quanto empoderador.
 
Nine Earths tem o apoio do programa Creative Commissions do British Council, uma série de comissões de criação explorando as alterações climáticas, do ponto de vista da arte, ciência e tecnologia digital como parte do The Climate Connection global initiative.
 


Director, Artista, Criador: Mike Faulkner
Produtor: Marek Wolynski
Composição Sonora: Robin Rimbaud – Scanner
Design e Animação: Ben Sheppee – Observatory Creative
Pesquisa e Consultadoria: Kevin Walker
Consultadoria sobre Alterações Climáticas: Mark Maslin