Exhibition

Sónar+D: Cadie Desbiens-Desmeules

  • quinta-feira 07 17:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sexta-feira 08 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sábado 09 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • domingo 10 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

Alter Ego

E se virássemos a tecnologia do avesso? Alter Ego, de Cadie Desbiens-Desmeule é uma instalação de vídeo que nos incita a pensar, desenhada para estimular uma discussão acerca do papel crescente que a inteligência artificial assume no nosso quotidiano.
 
Através do seu trabalho −tanto em nome próprio como enquanto Push 1 Stop − Cadie lança um olhar crítico sobre as tendências tecnológicas. As suas criações site-specific e baseadas em instalações são informadas pela sua formação jornalística e atraíram a atenção de artistas como Beyoncé e Jay-Z, Billie Eilish, ou os BTS, a quem forneceu recursos visuais.
 
Em Alter Ego, a artista canadiana sediada em Portugal hackeia o API do Instagram, para nos proporcionar um vislumbre de atividade humana sem filtros, antes de ser perfurada por algoritmos.
 
As imagens publicadas em tempo real com hashtags populares são reajustadas de modo a assumirem a forma de rostos de “influencers” gerados por inteligência artificial. Uma representação visual da mão de outro modo invisível do Instagram − o algoritmo de inteligência artificial que molda eficazmente o comportamento dos utilizadores e o conteúdo por eles criado. É um convite para que reflitamos como somos simultaneamente interligados e manipulados pelas novas tecnologias.
Instagram #love, #me, #girl - 2020/11/11, GMT 8:59:56 PM
Técnica: software costumizado e rede generativa adversarial (GAN)