AV Shows

Sónar+D: Boris Chimp 504

  • sexta-feira 08 19:00 - 20:00

    Sónar by Day - Startup Lisboa Beato - Fábrica do Pão

Vanishing Quasars

Um quasar é um núcleo galáctico ativo extremamente luminoso mas descobertas recentes identificaram alguns que têm vindo a desaparecer mais rápido do que seria de esperar. Os dados mais recentes sugerem que este fenómeno pode estar relacionado com mudanças na forma do disco de acreção do Quasar, na periferia dos buracos negros supermassivos estelares.

Boris Chimp 504 conta a história de Boris 504, um chimpanzé enviado à Lua pelos soviéticos em 1969, que ficou preso no espaço para sempre. Desde então tem vindo a explorar o contínuo espaço-tempo, saltando entre várias dimensões do Multiverso.
Com este ponto de partida Miguel Neto (Som) e Rodrigo Carvalho (Visuais+Sistemas Interativos) criam desde 2010 narrativas onde trabalham a relação entre som e imagem. À música techno com toques de psicadelismo e ruído, juntam-se visuais áudio-reativos gerados em tempo real. O resultado é uma viagem imersiva fortemente influenciada pela ficção científica, mas também pelas descobertas científicas mais recentes, fundindo realidade e ficção numa narrativa própria.