Exhibition

Sónar+D: André Gonçalves

  • quinta-feira 07 17:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sexta-feira 08 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • sábado 09 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

  • domingo 10 12:00 - 20:00

    Sónar by Day - Factory Lisbon

Induced Theorems & Worldly Conjectures or How to get trapped in a loop

Encomendado especificamente para o Sónar+D, Induced Theorems & Worldly Conjectures or How to Get Trapped in a Loop, é o mais recente trabalho do músico e inventor André Gonçalves, o cérebro por trás da conceituada marca de sintetizadores modulares ADDAC System. André é um verdadeiro homem renascentista: é também músico, designer gráfico e artista visual, permitindo que as suas várias formas de expressão se sobreponham e interajam entre si das formas interessantes, o que confere aos seus sintetizadores modulares uma estética surpreendente.
 
Para o Sonár Lisboa, criou, nas suas palavras, “uma série de máquinas escultóricas que se comportam como um modelo metafórico para conceções simplistas de mundo.” Recorrendo a materiais básicos lo-fi (madeira e bolas de ping-pong), as suas máquinas criam bandas sonoras hipnóticas a partir de ritmos repetitivos. Esta é a sua reflexão acerca da natureza por vezes desperdiçadora da tecnologia, e a forma que esta encontrou para gerar necessidades anteriormente inexistentes, tendo em vista fins comerciais ou económicos.
 
“Ao reduzir a complexidade do mundo moderno, atalhando-o e simplificando-o de maneira manipuladora, esta peça retrata a realidade de uma maneira simples, direta e prêt-a-porter – sem quaisquer preocupações com a lógica ou a verdade −, tornando-a um processo de circuito fechado retroalimentado onde, tal como na arte, qualquer conjetura ou proposição é válida, independentemente de quão distante a representação estiver da realidade.”

http://www.andregoncalves.info/