Branko b2b Gafacci

PT

  • sábado 09 03:20 - 04:45

    Sónar by Night - Pavilhão Carlos Lopes by Estrella Damm

Branko

Branko é o rosto do ativismo da música de dança global. Fundador do coletivo Buraka Som Sistema e da editora Enchufada, o seu trabalho desdobra-se em parcerias e colaborações que vão da produção musical para M.I.A., ao programa de rádio mensal “Enchufada na Zona” na britânica NTS. Das mutações híbridas do kuduro e kizomba, ao zouk e baile funk, Branko trabalha incansavelmente para promover a notoriedade dos artistas de Lisboa e da diáspora lusófona, com resultados à vista de todos.

Nos dias do Sónar Lisboa 2022, Branko lança “OBG” (Obrigado), nas sua Enchufada, onde conta com a colaboração dos artistas MS Mavy, Fumaxa, Iúri Oliveira, Traz Águá e NAFÉ. “OBG” é um álbum que assume como “uma carta de amor e agradecimento à comunidade que o rodeia, às paisagens em Portugal de cortar a respiração, e aos ritmos sincopados com janelas a tremer que emanam dos clubes e auto rádios das cidades portuguesas”. Ansiosos por o ouvir.

Gafacci

Gafacci é um artista em constante evolução. Visionário e versátil, as suas produções exibem, além de um distinto sabor afro,  uma forte influência da música electrónica, que está patente em todas as suas criações. Tudo isto corre no DNA de Gafacci. O seu interesse pela música foi nutrido por Sega Gafatchi, seu pai e ex-membro de banda de uma das lendas da música “Juju”, Chief Commander Ebenezer Obey.
 
O seu entusiasmo pela produção surgiu há mais de uma década, enquanto frequentava o ensino secundário, e um amigo de infância lhe apresentou a Digital Audio Workstation da Fruity Loops. Este encontro deu origem a um sem fim de experiências com variados géneros musicais, e foi sorrateiramente dando forma à sonoridade inconfundível que Gafacci hoje partilha não só com os Ganeses mas também com muitos outros melófilos pelo mundo fora. O seu conhecimento da cena musical global e o twist que as suas produções electrónicas incorporam, mesmo nas suas colaborações com artistas de renome, são fruto do seu amor pela música ‘Asokpor’, um estilo que se tornou famoso no Gana durante os anos 90 e início dos anos 2000.
 
Transferindo o seu talento do conforto do estúdio para os palcos, Gafacci tem tocado em festivais de renome e trabalhado com artistas locais e internacionais como Sarkodie, Amaarae, Samini, Bryte, Mina, Famous Eno, e muitos mais.
 
Um b2b absolutamente a não perder!